Série de Maio: Coisa de Família

Família é lugar de conflito e perdão, de erro e de acerto. A pergunta não é se vamos fazer tudo certo. Não vamos! Mas e quem foi que disse que o aquilo que chamamos de “erro” signifique uma coisa ruim? Ora, alguma criança aprende sem errar muitas vezes? Alguma descoberta científica significativa, antes de alcançar êxito, não foi sempre precedida de inúmeros erros frustrantes? E, nesses casos, qual foi a diferença entre o sucesso e o fracasso? A persistência!

Família é espaço de amadurecimento e, portanto, ambiente em que as pessoas irão errar. Claro que não estamos querendo justificar a indolência. Queremos, isso sim, afirmar que o perfeccionismo (ou legalismo) familiar não gera gente saudável. Produz realidades artificiais, sustentadas pelo medo, mentira ou autoritarismo.

Assim, a pergunta não é se nós vamos errar, mas o que faremos com os nossos erros! Essa é a chave. Se soubermos como lidar com os erros, tudo cooperará para uma família madura, saudável e feliz. Por outro lado, não precisamos aprender tudo através da dor. Não somos inconsequentes. E precisamos abrir os nossos olhos para os erros que têm desviado as famílias dos propósitos de Deus. Assim, também vamos nos perguntar: “Onde temos errado?”

Este será a temática do mês de maio: Coisa de Família! Lugar de gente que erra, acerta mas que anda junto. Você é nosso convidado. Venha e participe! Sempre aos domingos às 10h, no Templo Ecumênico da PM, na Trindade.

 

Compartilhe este conteúdo!